segunda-feira, 4 de maio de 2009

ASSEMBLÉIA DE DEUS - BREJO

Projetando Templos( parte 02)

Conforme havia falado no post anterior em que tratei sobre o assunto de projetos de templos, a grande dificuldade em achar o equilibrio forma- função da arquitetura desse tipo de projeto é a utilização e exigência do cliente. Atualmente o templo deixou de ser apenas o local de reunião e passou a abrigar outras atividades .
Geralmente o terreno disponivel para abrigar o templo, os anexos, o estacionamento, é inversamente proporcional ao desejo do cliente e diminui ainda mais frente à exigência da legislação( prefeitura, corpo de bombeiros, crea...).
Vamos tomar por base um terreno com as seguintes dimensões: 20,00m( frente) x 60,00(profundidade). Vale ressaltar que essa medida que estou arbitrando ja foge completamente ao que a maioria das igrejas tem disponivel para construir...
Dos 20 metros de frente a norma me exigirá que eu deixe de afastamentos laterais 1,5m no minimo. então teremos: 20 -3= 17,00( teoricamente essa seria a largura da fachada do templo, mas ainda tenho que deixar espaço para acesso ao estacionamento, passagens aos anexos...)
Sendo 60,00 de fundo teria que por norma recuar( dependendo do bairro que o templo esteja localizado) entre 3 a 5 metros e de fundo inicialmente 3 metros( a distância aumenta gradativamente confrome a altura da edificação aumente também). Entao teremos: 60 -3( frente) -3( fundo do lote)= 54,00m
Resumo: em um lote de 20x60( 1200m² ) so teriamos disponivel 17,00x54,00( 918,00m²)
e sem falar que nao incluimos nada ainda de exigências de acessibilidade, estacionamento e ventilação!
A seguir fotos do templo da Assembléia de Deus em Brejo-ma e o projeto do novo templo















Nenhum comentário: